A Escola Básica de Vale de Milhaços foi à Assembleia da República

No dia 8 de março os alunos que integram o projecto “Parlamento dos Jovens” foram a uma Visita de Estudo à Assembleia da República. Nessa visita aproveitaram para visitar alguns dos espaços do Palácio de S. Bento, nomeadamente a sala dos Passos Perdidos, o salão nobre e a sua enorme varanda sobre a escadaria monumental, algumas salas de comissões, a Sala do Senado, o jardim das Oliveiras, o jardim dos Pavões e ainda assistiram a parte de uma sessão plenária.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer alguma da história do edifício que outrora fora um convento – o Convento de S. Bento da Saúde. Dessa altura ainda podemos visitar o Claustro do antigo Convento e o Refeitório dos Frades onde, na actualidade, funciona o Museu da Assembleia da República.

Na sala dos Passos Perdidos foi possível observar alguns dos painéis de Columbano Bordalo Pinheiro que a decoram. Neles aparecem representados alguns dos vultos do Liberalismo português. Na varanda sobre a escadaria monumental, os alunos, tiveram a oportunidade de  observar o magnífico casario lisboeta.

Contrariando algumas representações estereotipadas e generalistas, os nossos alunos ficaram a saber que não é no plenário que acontece tudo. Há um trabalho invisível, uma autêntica máquina que não pára. Assim sendo, ficaram a saber que existe o trabalho das comissões parlamentares e uma multiplicidade de espaços informais onde o trabalho parlamentar é construído.

Resta salientar que nesta visita os alunos e os professores/as que os acompanharam puderam conhecer e estar numa sala de trabalho do Bloco de Esquerda e conversar com alguns deputados deste grupo parlamentar.

A visita terminou com um lanche no bar da Assembleia da República. E por agora, resta-nos desejar boa sorte para os nossos três deputados que, no dia 12 de março, vão representar a nossa escola numa sessão distrital em Sesimbra.

A Equipa da BE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *