Menu Fechar

Campanha Laço Azul – AEVM

Na sequência do apelo da CPCJ – Seixal, de sensibilização da comunidade educativa para a Campanha do Laço Azul, a coordenação do departamento de Matemática e Ciências Experimentais lançou o desafio de realizar algumas atividades que chamassem a atenção para a Problemática dos “Maus-Tratos na Infância”.

Na disciplina de Matemática construíram-se laços em papel, em diferentes tons de azul, utilizando a técnica Japonesa designada de “Origami”, arte da dobradura do papel, tendo sido explorados alguns conceitos geométricos, associados a esta construção/dobragem (nome de figuras geométricas planas, cálculo de área e perímetro, conceito de lado, vértice, comprimento, largura, diagonal, mediana, ângulo, …).

Ao longo do mês de abril, foi feita a Festa do Laço Azul, contribuindo as turmas com novas ideias, executando outros laços, utilizando materiais, tamanhos e técnicas diferentes (reutilização de papel de jornal/revistas/tampinhas,…), dando também destaque ao projeto Eco-Escolas e clube Ciência Viva). 

Sendo a promoção dos Direitos da Criança” um alvo de especial atenção, foram ainda elaborados marcadores de livros, alusivos aos 10 principais aspetos a respeitar para um desenvolvimento saudável dos mais pequenos, que foram distribuídos aos alunos e docentes.

Foram elaborados trabalhos sobre esta temática, articulando disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Matemática, Português, Físico-Química. 

A construção de laços azuis, entre outros trabalhos, teve um grande impacto e a participação de muitas turmas do agrupamento, desde o 1º ao 3º ciclo.

Parabéns a todos pela excelente iniciativa!

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide