Menu Fechar

Etiqueta: Biblioteca Escolar

GERIR A BIBLIOTECA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

No início do ano letivo 2020/ 2021 a Biblioteca Escolar adaptou-se à realidade vigente – conviver com o vírus COVID 19. Nesse sentido apresentou novas regras para a utilização e higienização do espaço e elencou as novas prioridades do serviço de acordo com as orientações da RBE. Tendo em conta este novo contexto iremos analisar os seus efeitos na frequência de utilização do espaço assim como a requisição do acervo documental livro por parte dos utilizadores. Quanto à frequência do espaço, apesar do número de entradas ter diminuído em relação ao ano passado os grandes frequentadores continuam a ser os alunos com 78% das entradas, ou seja, com relevantes 1864 utilizações do serviço num total de 2374 – Gráficos 1 e 2 (frequência). Destes, quem utiliza mais a Biblioteca são os alunos do 5.º ano (44%) e do 6º ano (40%) – Gráfico 2 (frequência). Quanto às atividades realizadas por este público-alvo, salientamos a utilização da Zona de Informática com 49% e a leitura/ requisição presencial com 40% – Gráfico 3 – (frequência). No que diz respeito aos docentes, constata-se uma maior utilização do serviço. A Zona de Informática foi requisitada 185 vezes desde o início do ano letivo para trabalho com os alunos, principalmente nas áreas curriculares de Oficina de Projeto (41%), Cidadania e Desenvolvimento (36%) e História (12%). A frequente higienização do espaço e o apoio prestado não serão alheios a esta realidade.

Quanto à requisição do acervo documental, desde o início do ano letivo, foram feitas 257 requisições de documento livro, destas 92,6% foram feitas pelos alunos, 7% pelos professores e 0,3% pelos funcionários – Gráfico 1. Das 238 requisições dos alunos, 57,5% foram feitas por raparigas e 42,4% por rapazes – Gráfico 2. Se analisarmos as mesmas por ano de escolaridade verificamos que 72% foram feitas por alunos do 5.º ano, 18% por alunos do 6.º ano, 5% por alunos do 7.º ano e 5% por alunos do 8.º ano – Gráfico 3. Quanto à requisição do documento livro por descritor 74,3% das escolhas incidiram na Literatura Infantil e Juvenil, 4,2% na Banda Desenhada, 5,4% na Literatura (geral), 2,9% no Texto dramático (Teatro) e 2,9% em Contos-Lendas – Gráfico 4. Feito o balanço, em relação ao ano transato constatamos que existiu uma significativa redução na requisição de livros por parte dos utilizadores. No entanto, através da intensificação de uma política de divulgação da coleção em sala de aula e da explicação do processo de quarentena a que os livros são sujeitos verifica-se uma progressiva inversão da tendência.

               

               

               

               

               

Trabalho de Projeto – Disciplina de História

No âmbito da disciplina de História os alunos das turmas do sétimo ano de escolaridade, realizaram, a pares, um Trabalho de Projeto sobre a Sociedade da Civilização Egípcia.

Na Biblioteca Escolar, os alunos pesquisaram e trataram a informação, construíram as suas pirâmides sociais e apresentara-nas aos colegas.

O produto final do projeto está exposto à comunidade educativa à entrada da Biblioteca Escolar.

Seguidamente, apresentamos fotos das diferentes etapas do projeto.

Parabéns aos alunos e às professoras pelo trabalho realizado!

Estação do Livro 2020 – Pensas livremente no teu futuro?

Hoje, na BE da EBVM, realizou-se mais uma atividade da Estação do Livro 2020.

Desta feita o 7,º D e a professora Julieta Rodrigues participaram, através de videoconferência, na palestra “Pensas livremente no teu futuro?”, dinamizada pelo Dr. Alfredo Leite psicólogo educacional e diretor pedagógico do Projeto Mundo Brilhante.

Foi uma sessão de sensibilização interativa que colocou os jovens a refletir sobre os elementos chave para a felicidade e para o sucesso.

Parabéns ao dinamizador pela “arte de saber comunicar”. Obrigada ao 7.ºD por “saberem ouvir” e por participarem ativamente!

Divulgamos que, no próximo sábado, dia 21 de novembro, pelas 17h, o Dr. Alfredo Leite, irá dinamizar uma palestra sobre a importância da leitura, destinada a pais, encarregados de educação e todos os interessados pelo tema.

A palestra realizar-se-à através da plataforma Zoom bastando aceder ao seguinte link para participar:

https://us02web.zoom.us/j/85121284158?pwd=bW4yMVNGRGt6dkU3bzBjWGdPYnBFUT09

ID da reunião: 85121284158

Senha de acesso: 989032

Será decerto um momento desafiante e transformador.

Contamos convosco!

A Equipa da BE

Estação do Livro 2020 – “Ver para crer”

Ontem, na Biblioteca Escolar, teve lugar a primeira atividade da “Estação do Livro 2020”.

Dado os tempos que vivemos, “Ver para crer” atividade dinamizada pela animadora de Leitura Andreia Brites, teve lugar não na Biblioteca Escolar como é habitual mas através de videoconferência. Mais um desafio superado em tempos de pandemia!

Com o objetivo de motivar os adolescentes para a leitura, Andreia Brites parte de estímulos paratextuais, para criar expetativas de leitura.

Pretende-se assim, que os alunos formulem juízos afetivos sobre as obras em apreço, num ambiente informal e de fruição.

Os alunos foram desafiados a votar em “escolhas de leitura”, primeiro conhecendo apenas o titulo dos livros, seguidamente através das capas dos mesmos e finalmente após a leitura de excertos.

A análise das diferentes votações e as razões das escolhas de leitura “deram pano para mangas”.

Parabéns à dinamizadora pelo interesse da atividade. Um obrigado ao 6.º K e à sua Diretora de Turma, Professora Ana Grazina, por aceitarem o desafio e pela participação empenhada.

A Equipa da BE

“Férias em Segurança” com o 6.ºI

Em Cidadania e Desenvolvimento a Diretora de Turma do 6.ªI, professora Mónica Silva, desafiou os alunos a construírem cartazes apelativos relativos ao tema “Férias em Segurança”.

Apresentamos os trabalhos vencedores!

Sigam os conselhos do 6.ºI e … “tenham umas boas férias em segurança”!

#ficaremcasa #aprendercomabiblioteca

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide