Menu Fechar

Etiqueta: Bibliotecas Escolares

Concurso Nacional de Leitura – Resultados da Fase Municipal

É com alegria que comunicamos os resultados da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura – 2021.

As provas escritas realizadas online de forma síncrona através da plataforma Teams do AEVM, realizaram-se em conformidade com o desejado, tendo todos os participantes revelado capacidade leitora, espírito critico e criatividade.

O júri composto, pelo coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, João Paulo Proença, pela representante da Biblioteca Municipal, Cláudia Brites, pela mediadora de leitura, Andreia Brites e pela editora e autora de livros infantis Andreia Salgueiro, não teve uma tarefa fácil.

Neste contexto, foram apurados para representar o concelho do Seixal na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura os seguintes alunos:

1.º ciclo:
EB Qta de Nossa Srª do Monte Sião Madalena da Silva Rodrigues
EB das Paivas Beatriz Gonçalves da Silva
EB do Alto do MoinhoJúlia Pereira Órfão
2.º ciclo:
EB Nun’Alvares Gabriel Bernardo Magalhães
EB Carlos Ribeiro Mariana Galego
Colégio Atlântico Lia Maria Gonçalves Rosado
3.º ciclo:
EB Pedro Eanes Lobato Lara Rodrigues
ES Alfredo dos Reis SilveiraNádia Sofia Ruão Nunes
EB Carlos Ribeiro Madalena Ribeiro
Secundário:
ES Alfredo dos Reis Silveira Inês Margarida Rodrigues Fernandes
ES Manuel Cargaleiro Inês Catarina Duque Pinto
Colégio Atlântico Daniel Nunes Marques Rodrigues

Um obrigada a todos os nossos alunos que participaram na prova tendo representado o AEVM com toda a dignidade.

Parabéns para a nossa vencedora Júlia Menichya Pereira Orfão, aluna do 4.º ano da Escola Básica do Alto do Moinho, que passou à fase intermunicipal!

Obrigado Pingo Doce por nos ajudares nas nossas LEITURAS!

Devido à pandemia COVID19 o ensino presencial sofreu as necessárias adaptações.

Neste contexto, também a ação das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, foi alvo de mudanças.

No que diz respeito à requisição domiciliária a Biblioteca Escolar, na pessoa das Professoras Bibliotecárias, vai à Sala de Aula apresentar/ ler/ e entregar livros para os alunos lerem em casa. Todo este processo obriga à separação de conjuntos de livros por turma.

Foi nesse sentido que pedimos o apoio de várias instituições através da oferta de sacos com asas, reutilizáveis, que facilitassem o transporte dos livros destinados a cada uma das turmas do Agrupamento.

O Pingo Doce foi pronto na sua resposta e ofereceu-nos 120 sacos de ráfia reutilizáveis.

Agradecemos assim, publicamente o seu apoio para que juntos possamos

LER cada vez +!

Homenagem a Zélia Santos

Ontem, dia 26 de outubro de 2020, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, teve lugar, a tão merecida homenagem à nossa querida Zélia Santos que tão cedo nos deixou. Neste contexto, a Biblioteca Escolar da Escola Básica do Alto do Moinho passou a designar-se “Biblioteca Escolar Zélia Santos”. Foi uma homenagem sentida onde esteve presente um número reduzido de familiares e colegas dadas as restrições no contexto da pandemia Covid19. No próximo ano, deseja-se que a homenagem seja aberta a toda a comunidade no âmbito da entrega dos prémios inerentes ao “I Concurso de Poesia Zélia Santos”.

               

Zélia Maria Marques Pereira dos Santos iniciou a sua carreira como Educadora de Infância no ano letivo 1979/1980. Em 1996/1997 o Concelho do Seixal formalizou, com a Rede de Bibliotecas Escolares, um protocolo que permitiu a entrada das Bibliotecas Escolares do primeiro ciclo no Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares. Neste contexto, a partir de 1998/1999, a supracitada docente obteve, através da Rede de Bibliotecas Escolares, destacamento para o exercício da função de Coordenadora de Biblioteca Escolar. Em 2004/2005, a docente foi destacada para o Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços passando a desempenhar a função de Coordenadora da Biblioteca Escolar da Escola Básica do Alto do Moinho. Em 2009/2010, com a criação da função de Professor Bibliotecário, a docente foi designada, pela direção do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Professora Bibliotecária. Durante este período coordenou as Bibliotecas Escolares da EB do Alto do Moinho e da EB n.º1 de Vale de Milhaços, tendo ainda dinamizado um projeto de itinerância com a EB da Quinta da Cabouca (escola que não possui Biblioteca Escolar). Para além da função de PB, exerceu ainda, entre 2010 e 2014, o cargo de Coordenadora da Equipa das Bibliotecas Escolares. Em 2017/2018, durante a construção da Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (EBSMP), ficou responsável pela elaboração do projeto de candidatura da Biblioteca Escolar dessa escola à Rede de Bibliotecas Escolares. No ano letivo (2018/2019), após a aprovação da referida candidatura por parte da RBE e da disponibilização das verbas inerentes à mesma, a docente concluiu o processo de criação da Biblioteca Escolar da EBSMP. Selecionou e adquiriu mobiliário, equipamento e acervo documental procedendo à consequente supervisão da montagem do mesmo. No exercício da função de docente primou pelo cumprimento dos deveres profissionais. Acompanhou e contribuiu para a formação de inúmeras crianças e jovens do Concelho do Seixal. Envolveu-se em inúmeros projetos de âmbito local, nacional e até internacional. Abraçou a causa das Bibliotecas Escolares de coração, sendo um exemplo de excelência deste serviço no Concelho do Seixal.

               

               

               

               

               

               

               

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide