Menu Fechar

Etiqueta: Leitura

Obrigado Pingo Doce por nos ajudares nas nossas LEITURAS!

Devido à pandemia COVID19 o ensino presencial sofreu as necessárias adaptações.

Neste contexto, também a ação das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, foi alvo de mudanças.

No que diz respeito à requisição domiciliária a Biblioteca Escolar, na pessoa das Professoras Bibliotecárias, vai à Sala de Aula apresentar/ ler/ e entregar livros para os alunos lerem em casa. Todo este processo obriga à separação de conjuntos de livros por turma.

Foi nesse sentido que pedimos o apoio de várias instituições através da oferta de sacos com asas, reutilizáveis, que facilitassem o transporte dos livros destinados a cada uma das turmas do Agrupamento.

O Pingo Doce foi pronto na sua resposta e ofereceu-nos 120 sacos de ráfia reutilizáveis.

Agradecemos assim, publicamente o seu apoio para que juntos possamos

LER cada vez +!

“Leandro, Rei da Helíria”

Especialmente para os alunos do 7.º ano de escolaridade publicamos, em anexo, uma excelente interpretação de Sandra Surgy, do supracitado texto dramático de Alice Vieira. Subscrevam o canal “Conta-me um conto” para ouvirem mais…

#leiturascomabiblioteca

XIII OLIMPÍADAS DA LEITURA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

As Olimpíadas da Leitura são uma das atividades dinamizadas anualmente pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços em articulação com os docentes.

Incluídas no Plano Anual de Atividades das Bibliotecas Escolares, no domínio Literacia da Leitura, as Olimpíadas da Leitura tiveram este ano a sua XIII edição.

No contexto do [email protected] as provas realizaram-se, pela primeira vez na plataforma Moodle do AEVM, na disciplina das Bibliotecas Escolares.

A preparação das mesmas envolveu um trabalho prévio de gestão nomeadamente, ao nível da construção da disciplina moodle, da conceção e inserção dos exercícios a realizar e finalmente da inscrição dos alunos.

Participaram os alunos do 3.º ano de escolaridade das diferentes escolas do Agrupamento.

A obra selecionada foi “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen”. A leitura da obra foi feita com o apoio dos professores titulares de turma, dos encarregados de educação e das professoras bibliotecárias.

Reforçamos que a concretização desta atividade neste modelo de ensino só foi possível graças à boa vontade de todos, à articulação entre as professoras bibliotecárias e os professores titulares de turma e ao excelente trabalho colaborativo com os encarregados de educação.

Parabéns aos vencedores!

– Íris Lopes – 500 pontos – 1.º – ex aequo;

– Maria Leonor Pimenta – 500 pontos – 1º – ex aequo;

– Inês Nabais – 498 pontos – 2.º;

– Beatriz Rolo – 493 pontos – 3.º.

Todos os participantes irão receber, via e-mail, um diploma de participação. Os vencedores vão receber um livro. Este será entregue assim que possível!

Desafio superado!

As professoras bibliotecárias do AEVM

LeYa histórias ao deitar!

A Biblioteca Escolar recomenda…

Todos os dias “10 Minutos a LER”…

e a LeYa ajuda!

LeYa histórias ao deitar! A não perder, esta noite pelas 21h, «A Charada da Bicharada», pela voz da sua autora, Alice Vieira. Oiça-a em LeYaOnline , em Texto Editores ou no instagram @leya_portugal

Esta história foi originalmente publicada pelo blogue Letra Pequena do jornal @publico.pt a quem agradecemos!

Todas as noites, às 21h, no instagram da @leya_portugal, os nossos autores vão fazer-nos companhia lendo as suas histórias para ajudar naquela hora tão especial que é a hora de ir para a cama.

#leyaemcasa #leyahistóriasaodeitar #clubedeleytura #bedtimestories #bedtime #stories #kids #leya #fiqueemcasa #Ficaemcasa #livros #ler #leituras #instalivro #books #booklovers #alicevieira #acharadadabicharada #letrapequena @publico.pt

Para as melhores leituras todos os dias visite clubedeleytura.com

XII Olimpíadas da Leitura e da Gramática

Nas duas últimas semanas do mês de maio realizaram-se, na Biblioteca Escolar da EBVM, as XII Olimpíadas da Leitura e da Gramática,  atividades de articulação curricular Biblioteca Escolar/ Português.

As provas incidiram sobre obras das metas de educação literária, a saber:

  • 3.º ano – “Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andersen;
  • 5.º ano – “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andersen;
  • 6.º ano – “Ulisses”, adaptação de Maria Alberta Menéres;
  • 7.º ano – “Leandro, Rei da Helíria” de Alice Vieira;
  • 8.º ano – “Vanessa vai à luta” de Luísa Costa Gomes

Parabéns à organização e aos alunos pelo excelente desempenho.

A entrega dos prémios e dos diplomas aos vencedores terá lugar na próxima sexta-feira, dia 7 de Junho, “Dia do Agrupamento”, a partir das 16:00H, na Biblioteca Escolar da EBVM.

Apareçam!

A Equipa da BE

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide