Os nossos deputados do 7.º D foram a Sesimbra

No passado dia 12 de março, os nossos deputados foram representar a nossa escola na sessão distrital. Esta teve lugar no Cineteatro João da Mota, em Sesimbra.

Várias escolas representaram o distrito de Setúbal, nomeadamente as escolas D. João I, da Baixa da Banheira, José Afonso, de Alhos Vedros, a Escola Secundária D. João II, entre outras. Todas elas se fizeram representar pelos seus deputados eleitos e pelo respectivo projeto de recomendação.

Os nossos três deputados foram acompanhados pela Professora Coordenadora do Projeto, Célia Santos e tiveram um dia pleno de atividades. Às 8h da manhã já todos estavam preparados para rumar a Sesimbra, pois às 9h30 era feita a acreditação das escolas. Posteriormente, foi feita a abertura da sessão e seguiu-se o período de Perguntas ao Deputado da Assembleia da República presente na sessão, neste caso a deputada Ana Mesquita do grupo parlamentar do PCP (Partido Comunista Português). De notar que nesta fase os nossos alunos estiveram muito bem e fizeram um bom uso da palavra.

Seguiram-se as apresentações dos Projetos de Recomendação e a nossa escola apresentou-o de forma clara, segura e bastante eficaz. O nosso Projeto de Recomendação propunha várias medidas, entre as quais, a promoção a nível de escola / agrupamento, sessões de sensibilização e informação especificamente direccionadas para jovens e articular sessões escolares com campanhas públicas nacionais, no âmbito da Igualdade de Género. Depois foi feita a Votação dos Projetos de Recomendação.

Chegada a pausa para o almoço foi hora de socializar e de ter o merecido descanso, pois à tarde ainda haveria muito para fazer: alterações ao Projeto-base, debate e votação na especialidade e debate e a votação na especialidade. Por fim, foram apresentadas as escolas e os deputados eleitos para a próxima fase e que será de âmbito nacional.

A nossa escola não passou para a próxima etapa. Mas fica um registo bastante positivo da participação dos nossos alunos nesta experiência. E que experiência! Estiveram verdadeiramente à altura do desafio.

Parabéns a todos os participantes e colaboradores nesta verdadeira aventura e para o próximo ano letivo cá estaremos prontos para um novo desafio.

A Equipa da BE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *