Menu Fechar

Parlamento dos Jovens-Debate sobre Igualdade de Género com a Deputada Sandra Cunha

No âmbito do Parlamento dos Jovens, a deputada Sandra Mestre Cunha esteve na Biblioteca da nossa escola, no dia 23 de janeiro e fez uma apresentação  relativaao tema “Igualdade de Género” seguida de um debate.  Nesta apresentação estiveram presentes as turmas C e D do sétimo ano, sendo a turma D a representante da nossa escola no Parlamento dos Jovens. Também marcaram presença a Diretora do nosso Agrupamento, Ana Sofia Dias, as professoras coordenadoras do projeto Célia Santos e Belandina Vaz, entre outros/as professores/as e Encarregados de Educação que aceitaram o convite e vieram à sessão.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos, do ensino básico e do ensino secundário.

São objetivos do programa: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente e que este ano é a “Igualdade de Género”, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, entre outros.

Este projeto tem várias fases, desde a constituição de listas, debate, campanha eleitoral e eleições e termina em Maio com a realização de Sessões Nacionais na Assembleia da República.

Neste contexto a deputada Sandra Mestre Cunha, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda falou-nos sobre a igualdade de género, um tema de interesse transversal, e que atualmente ocupa a agenda nacional e internacional. O debate foi muito animado com alunos e professores que não deixaram de colocar questões bastante pertinentes em torno do assunto.

Esperamos que os nossos alunos aproveitam ao máximo esta experiência e que cresçam com ela.

A Equipa da BE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide